Não há melhor cenário para uma renovação política do que a as eleições que se aproximam! Basta saber se a sociedade tomará a atitude de afastar alguns agentes políticos que prezam o interesse pessoal em detrimento ao senso comum. O voto em outubro é a forma de mostrar esse descontentamento.
A sociedade deve fazer algo para excluir da vida pública políticos que evitam o andamento da reforma política no Congresso Nacional, bem como aqueles que se envolveram nos recentes escândalos do Senado Federal e da Câmara dos Deputados. Também aqueles representantes –se é que representam o interesse do povo– que arquivam ou se omitem em relação as denúncias e pedidos de investigações das CPIs (Comissão Parlamentar de Inquérito) na Assembléia Legislativa, e aparecem para visitar as suas bases eleitorais só em ano de eleições, devem ser deixados de lado no momento de votar.
A sociedade de forma geral, prega por mudanças. Mas é necessário um envolvimento maior nas questões políticas, em especial dos dirigentes e representantes de classes, que devem assumir os apoios aos potenciais candidatos que possam promover uma mudança desse paradigma. A mudança é decorrente de uma atitude, de uma nova forma de encarar a realidade. É acima de tudo uma ação cívica que promoverá a melhoria da sociedade, além do que a alternância de poder é uma das bases da democracia, promovendo uma oxigenação na administração pública.
Para enfrentar essa “crise de lideranças políticas” nada melhor que novos nomes, novos rostos, com histórico de vida correto e ideias diferentes. Os novos, qualificados e com conteúdo, são a novidade, são a evolução da representação popular, trazendo uma melhor perspectiva do exercício da política. As novas lideranças são membros ativos e envolvidos com a sociedade, que falam uma linguagem nova, não a de esquerda, direita, socialismo e capitalismo, mas sim de vida, de respeito aos valores e princípio da convivência social, de liberdade, de tratar a coisa pública com cuidado e de respeito ao meio ambiente com um desenvolvimento sustentável.
A política deve ser discutida de forma séria, e como em qualquer outra atividade, devemos escolher os melhores, os mais atualizados e qualificados. Os representante políticos são responsáveis pelo implemento de formas de gestão pública que refletem em toda a sociedade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário